Dicas para manter o foco no trabalho

Com tantos compromissos e tarefas para fazer nem sempre é fácil manter o foco no trabalho, não é mesmo? Mas quando as distrações se tornam rotina e você começa a perder a produtividade, é precisa ficar atento. Isso porque, a longo prazo, esse problema pode prejudicar o seu desempenho profissional. 

E se você tem dificuldade em manter o foco por muito tempo, confira nossas dicas de como se manter atento e concentrado. Coloque-as em prática e melhore a sua performance como corretor. 

 

Descubra seu estilo de aprendizagem 

Descobrir seu estilo de aprendizagem é uma excelente forma de manter o foco. Para isso, basta pensar de que modo você aprende melhor e depois organizar o seu espaço de trabalho e rotina de acordo com ele.

Assim, se você tem dificuldade de memorizar informações que não estão à vista, crie um esquema de aprendizado aberto como um painel. Nele, você pode organizar as informações em cores e categorias, por exemplo.

Por outro lado, se o seu estilo de aprendizagem é mais auditivo. Para manter o foco, você pode utilizar estratégias como escutar podcasts ou colocar música clássica durante a realização das suas tarefas.

Descubra seu estilo de aprendizagem

Planeje visualmente o tempo das suas tarefas

Planejar visualmente o tempo das suas tarefas é outra dica bacana de como manter o foco. A ideia aqui é dividir o seu dia por horários e revisá-los com frequência. Essa simples prática pode ajudá-lo a:

 

  • Organizar melhor o seu dia;
  • Definir o ritmo de trabalho;
  • Aproveitar melhor cada minuto do seu tempo;
  • Gerenciar melhor as pendências durante o tempo livre.

Outra opção interessante é definir cores para cada tarefa, segundo o seu nível de importância. Dessa forma, você pode fazer suas atividades mais importantes pela manhã, quando estiver com mais energia, e deixar as menos relevantes para final do dia.

Libere o excesso de energia para manter o foco no trabalho

Sabia que o excesso de energia mental também pode prejudicar o seu foco? Para evitar que você pense em outras coisas durante uma reunião ou em uma ligação com um cliente importante, basta manipular um objeto pequeno nesses momentos.

Essa estratégia pode fazer com que você se concentre melhor, libere o excesso de energia e mantenha o foco durante suas atividades diárias. Geralmente, quanto mais você tentar estar focado em algo sem se mover, mais cansa a sua mente.

Outra forma de melhorar o seu nível de concentração, você pode subir e baixar escadas entre as tarefas ou enquanto fala ao telefone. Além disso, você também pode testar mudar de ambiente ao longo do dia.

Interrompa as tarefas maçantes

As tarefas maçantes também fazem parte da vida dos corretores de planos de saúde. Elas também podem provocar o excesso de distração, especialmente quando você tenta realizá-las de uma vez e sem interrupções.

Para evitar que isso aconteça você pode testar essa dica simples de como manter o foco. Ela consiste em interromper as tarefas maçantes e fazer intervalos de 15 minutos. Se preferir, você pode utilizar um temporizador e tentar terminar a tarefa antes dele tocar.

Quando o tempo acabar, faça algo estimulante como caminhar ou subir e descer escadas. Isso evita que a sua mente se canse durante as tarefas e ainda contribui para aumentar a energia e se manter focado.

 

Coloque as nossas dicas em prática no seu dia a dia e perceba como o seu foco no trabalho irá melhorar! Caso queire aumentar suas vendas, você pode contar com ajuda da LeadMark

Comments

comments

Givanildo (Fundador da empresa LeadMark)

Sou Givanildo Albuquerque, Fundador da empresa LeadMark. Somos especializados em geração de leads de planos de saúde. Tenho paixão e conhecimento em todas as atividades de marketing de mídia social e otimização de mecanismos de pesquisa. Posso ajudar sua Corretora a chegar no topo das pesquisas do Google.