Marketing pessoal: como se destacar nas redes sociais

O marketing pessoal é uma excelente estratégia para se destacar no mercado e vender mais. Quando usado nas redes sociais você tem a oportunidade de promover sua carreira e divulgar seus serviços para mais clientes. Isso, sem dúvida, aumenta as suas chances de vendas e presença no mercado. 

Mas como começar a fazer marketing nas redes sociais? É exatamente isso que vamos contar para você neste artigo. Aqui você vai aprender o que é o marketing pessoal e dicas fáceis de como colocá-lo em prática. 

 

O que é marketing pessoal?

O marketing pessoal é uma forma eficaz de se destacar nas redes sociais. Ele consiste em um conjunto de estratégias utilizadas para evidenciar suas características pessoais e profissionais.

Utilizando as mídias sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn, você pode se promover profissionalmente e ganhar destaque em meio a milhares de outros trabalhadores da sua área.

Assim, você pode construir uma marca pessoal forte e até abrir portas para várias oportunidades de emprego. Isso inclui desde o acesso a vagas exclusivas até a realização de networking eficaz.

 

Como fazer marketing pessoal nas redes sociais?

Fazer marketing pessoal nas redes sociais não é tão simples quanto parece. Mais do que fazer selfies e vídeos, o ideal é focar no compartilhamento dos aspectos positivos e relevantes da sua atuação profissional como corretor.

Para isso, planeje bem suas ações e fique atento aos detalhes publicados. Afinal, a sua imagem pessoal e profissional pode ser prejudicada se você cometer qualquer deslize, como a divulgação não aprovada de informações pessoais dos seus clientes.

Pensando nisso, confira algumas dicas de como trabalhar sua imagem profissional nas redes sociais:

 

Estabeleça seus objetivos

Como você se imagina profissionalmente em cinco anos? Para se destacar nas redes sociais é importante responder a perguntas como essa e saber aonde deseja chegar.

Estabelecer objetivos e metas é uma boa forma de saber exatamente quais passos terá que seguir para conquistar o que deseja. Para tanto, faça uma lista com:

  • Suas qualidades;
  • Seus desejos;
  • Seus defeitos;
  • Suas principais conquistas.

Esse simples, mas eficiente exercício de autoconhecimento vai ajudá-lo a definir seus próprios objetivos profissionais e criar estratégias para alcançá-los da melhor maneira possível.

estrategia de marketing pessoal

Escolha as redes sociais

Escolher as redes sociais certas é crucial para uma boa estratégia de marketing pessoal. Assim, antes de começar a tirar fotos e gravar vídeos para as plataformas digitais, reflita sobre que tipo de conteúdo você deseja publicar e o seu público-alvo.

Se você gosta de escrever sobre sua área de atuação, por exemplo, o ideal seria investir em um blog ou se inscrever em plataformas como o LinkedIn e não o Instagram. Afinal, essa última rede social utiliza mais conteúdos em formato de imagem.

Outro ponto que você deve considerar é o tipo de pessoa que você deseja alcançar. Então, reflita bem: suas ações de marketing serão direcionadas para profissionais da área, clientes ou outras empresas?

 

Planeje os conteúdos do marketing pessoal

A organização e o planejamento são cruciais para se destacar nas redes sociais. Para isso, você pode utilizar ferramentas como o calendário de conteúdos para facilitar essa tarefa e visualizar melhor a sua estratégia de marketing.

Uma dica bacana é fazer uma seleção dos principais temas de interesse do seu público-alvo. Mas lembre-se que você também se identifique com ele e se sinta confiante em falar a respeito.

Após escolher e planejar o conteúdo, elabore as publicações respeitando os formatos das redes sociais que você pretende usar. Assim, você vai atrair ainda mais a atenção da sua audiência.

 

Fique atento ao design das publicações

A atenção dos usuários das redes sociais está cada vez mais dispersa. Por isso, é importante que você também invista no design das suas publicações ao falar sobre temas relevantes para o seu público. 

Uma imagem ou vídeo interessante pode chamar a atenção dos seus clientes, especialmente se você utilizar textos curtos e relevantes nas legendas. A depender da rede social, esse tipo de conteúdo pode ser responsável pelo seu sucesso.

Assim, se tiver imagens lindas e bem produzidas, as publique em redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter. Agora, se deseja explorar o LinkedIn, invista em publicações com títulos chamativos para fazer o seu marketing pessoal.

 

Tenha um bom atendimento

Não adianta se destacar nas redes sociais e ter um péssimo atendimento, não acha? Além de prejudicar a sua imagem profissional, esse tipo de prática pode fazer com que perca diversas oportunidades.

Desse modo, seja sempre cordial e simpático com o seu público e clientes. Isso pode fazer toda a diferença no seu atendimento e melhorar a experiência dos consumidores.

Durante o atendimento, utilize recursos como GIFs e emojis. Eles não só ajudam na comunicação, como também tornam o seu contato com os clientes mais próximo.

 

E então, depois de conhecer as estratégias de marketing pessoal, que tal colocar elas em prática? Se você quiser adotar uma nova estratégia de vendas pode contar com a ajuda da LeadMark.

 

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Givanildo (Fundador da empresa LeadMark)

Sou Givanildo Albuquerque, Fundador da empresa LeadMark. Somos especializados em geração de leads de planos de saúde. Tenho paixão e conhecimento em todas as atividades de marketing de mídia social e otimização de mecanismos de pesquisa. Posso ajudar sua Corretora a chegar no topo das pesquisas do Google.