Quem pode ser corretor de plano de saúde? Descubra aqui!

Começar a carreira como vendedor de plano de saúde é uma excelente alternativa para aumentar a renda e ter sucesso profissional. Mas para começar é importante conhecer quem pode ser corretor de plano de saúde, suas atribuições e dicas de vendas. 

Pensando nisso, elaboramos este artigo com todas essas informações e mais dicas de como ser bem-sucedido no mercado de corretor de plano de saúde. Saiba mais!

 

Quem pode ser corretor de plano de saúde? 

A atividade de corretor de seguros no Brasil está prevista no Código Civil, artigos 722 a 229. Segundo a legislação, quem pode ser corretor de plano de saúde são pessoas físicas ou jurídicas vinculadas à uma única operadora ou várias. 

Com a desregulamentação da lei nº 4.594, de 29.12.1964, que teve como objetivo desburocratizar a atuação do corretor, não precisam estar filiados a SUSEP para exercer a profissão. 

A ideia é que autorregulação, certificação e supervisão do trabalho do corretor seja realizado pelas próprias seguradoras. 

Como se tornar um corretor de plano de saúde?

Como mencionamos anteriormente, quem pode ser corretor de plano de saúde não precisa se filiar obrigatoriamente a SUSEP. O indicado é que o profissional entre em contato direto com as operadoras, caso deseje trabalhar por conta própria, ou com uma corretora para participar da equipe de vendas. 

Algumas operadoras de plano de saúde que permitem o cadastro de corretores são: 

  • Unimed;
  • Amil;
  • Hapvida;
  • Bradesco Saúde. 

Outra opção para começar a trabalhar como corretor individual é fazer o cadastro em plataformas de leads de plano de saúde, como a LeadMark. Após o cadastro gratuito, você terá acesso a vários clientes interessados em contratar esse tipo de serviço. 

O que o corretor de plano de saúde faz?

A principal atribuição do corretor de plano de saúde é informar o cliente sobre as coberturas do plano e intermediar a contratação com a operadora. Em caso de imprevistos, é recomendado que o corretor oriente o segurado e represente-o junto à seguradora. 

A rotina de um corretor de plano de saúde varia de acordo com a demanda e métodos de venda que ele utiliza. A prospecção de clientes pode ser realizada via presencial, através de reuniões e visitas às casas e empresas ou no ambiente digital através de aplicativos como WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram dentre outros. 

Os contratos podem ser enviados eletronicamente para os clientes, que assinam e retornam por e-mail. Para garantir boas vendas, o profissional deve manter o seu escritório e processos bem organizados, para evitar a perda de documentos e contatos importantes. 

Além disso, deve buscar novas oportunidades de vendas, pois o número de vendas depende da quantidade de clientes prospectados. Hoje em dia, a prospecção é mais prática através dos leads de planos de saúde, no qual você adquire indicações de potenciais clientes interessados em contratar o plano. 

Dicas para corretores de plano de saúde iniciantes

Agora que você sabe quem pode ser corretor de plano de saúde, confira nossas dicas de vendas para corretores iniciantes nesse mercado. Como elas são práticas, você não terá dificuldades de colocá-las na sua rotina. Confira! 

 

Faça cursos e treinamentos em vendas

Para ter uma carreira de sucesso como corretor é importante participar de cursos e treinamento em vendas. Com esse conhecimento, você consegue prestar um atendimento de excelência, capaz de encantar os clientes. Também aprende técnicas de persuasão para conquistar o tão esperado “sim” em pouco tempo. 

Hoje em dia,  existem várias plataformas e instituições que oferecem cursos de vendas para corretores. Alguns cursos ainda são online e gratuitos como esses: 

 

 

É importante também ler blogs e artigos das operadoras e do mercado de planos de saúde, como o Blog do Corretor, LeadMark e outros. 

Como viver de vendas online? Descubra como vender mais planos de saúde

Desenvolva sua habilidade de oratória 

Outra dica de ouro para quem pode ser corretor de plano de saúde é desenvolver a habilidade de oratória. Com ela, você garante uma capacidade melhor de se comunicar com os clientes e transmitir credibilidade na hora da apresentação do plano de saúde. 

No mercado, você encontra cursos de oratória específicos para corretores. É importante lembrar que com esse tipo de habilidade, você também consegue se expressar fisicamente melhor. 

Fortaleça o relacionamento com o seu cliente 

Eis um fato: para ser um bom corretor de plano de saúde é preciso ter uma boa comunicação. Mas, para garantir vendas em longo prazo é necessário ir além disso e usar técnicas de relacionamento com o cliente. 

Na prática, isso significa manter o contato com o cliente mesmo quando ele já contratou o plano de saúde. Hoje em dia, você pode fazer isso de várias formas como os grupos do WhatsApp, redes sociais e e-mails. 

Esse tipo de atendimento especial transmite uma imagem de profissionalismo e exclusividade ao cliente. Com um atendimento único, os clientes vão indicá-lo para os amigos e familiares. 

Seja proativo 

Ser proativo é outra habilidade de quem pode ser corretor de plano de saúde precisa ter. Isso significa, não ficar esperando que os clientes surjam do nada, mas sim buscar métodos de prospectá-los e ganhar a preferência deles. 

A proatividade também pode estar presente nas ações diárias, ou seja, quando você oferece um plano ou serviço adicional, que seria ideal para o cliente antes dele pedir. Outra maneira de ser proativo é solucionando os problemas dos clientes com agilidade e eficiência.  

Crie uma rede de contatos forte 

Obter uma rede de contatos forte é o primeiro passo para construir uma carreira sólida e de sucesso. Para tanto, você pode começar vendendo planos para os seus amigos e familiares. Elas irão indicá-los para outras pessoas e a rede de contato será formada. 

Outra alternativa para criar uma rede de contatos forte é investindo em leads de planos de saúde. Com eles, você consegue ter acesso a várias pessoas interessadas em contratar o plano e o melhor, que ainda não foram abordadas por nenhum outro corretor.   

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Givanildo (Fundador da empresa LeadMark)

Sou Givanildo Albuquerque, Fundador da empresa LeadMark. Somos especializados em geração de leads de planos de saúde. Tenho paixão e conhecimento em todas as atividades de marketing de mídia social e otimização de mecanismos de pesquisa. Posso ajudar sua Corretora a chegar no topo das pesquisas do Google.