Vender porta a porta ou pela internet? Descubra aqui a melhor opção

A venda porta a porta é um método que, a cada dia mais, tem sido substituído pelas vendas online. Isso não poderia ser diferente, pois os clientes exigem um atendimento ágil e completo dos corretores.

Mas, será que substituir a abordagem de vendas pessoal pela digital vale realmente a pena? Para responder a essa pergunta, confira este artigo com os prós e contras de cada método e decida qual a melhor opção para você.

O perfil dos corretores está mudando

Quando você imagina um corretor, qual imagem vem à cabeça? Se a ideia é de um profissional que faz vendas porta a porta, saiba que está idealizando um corretor considerado tradicional no mercado.

O novo perfil do corretor é muito mais dinâmico. O avanço da tecnologia e do marketing digital, revolucionaram os métodos de vendas desses profissionais. Atualmente, eles prestam um atendimento moderno e online aos seus clientes.

Diferente de alguns anos atrás, hoje os consumidores têm acesso à informação e prezam por um atendimento ágil. Os corretores modernos usam a tecnologia a seu favor para satisfazer essa exigência.

Atualmente, você consegue realizar vídeos chamadas, conversas online e troca de arquivos por aplicativos e plataformas online. A abordagem de vendas é mais eficaz e satisfaz os clientes.

A tendência é que cada dia mais, os corretores usem esses recursos tecnológicos para conseguir aumentar as vendas e prestar um atendimento de alto nível.

Vender porta a porta ou pela internet?

O perfil do corretor está mudando. Nesse novo cenário surge a dúvida se investir na venda porta a porta ainda é uma boa opção. Também quais são as vantagens de fazer vendas de plano de saúde pela internet.

Para tomar uma boa decisão, é importante avaliar os prós e contras de cada método. Confira abaixo mais informações sobre cada uma delas.

Venda porta a porta: vantagens e desvantagens

A venda porta a porta é um dos métodos tradicionais usados por corretores de diversos nichos. Nesse estilo, o vendedor faz visitas presenciais a cada um dos seus potenciais clientes.

Alguns corretores usam a panfletagem como principal estratégia de prospecção de clientes. Outra forma de atrair clientes é participando de reuniões e fazendo parcerias com empresas.

Apesar do avanço da tecnologia, essa estratégia de venda ainda oferece vantagens para os corretores. Confira aqui, algumas delas:

  • Atendimento personalizado;
  • Flexibilidade para criar seus próprios horários;
  • Fortalecimento do relacionamento entre cliente e corretor.

Apesar desses benefícios, os corretores ainda enfrentam uma série de desafios com a venda porta a porta, tais como:

  • Perda de tempo com deslocamento até o cliente;
  • Longos períodos de espera para fazer uma reunião com o cliente;
  • Aumento dos gastos com combustível e problemas no carro;
  • Custo alto para fazer panfletagem;
  • Dificuldade para mensurar os resultados da prospecção dos clientes;
  • Taxa de conversão de clientes baixa;
  • Redução da produtividade por gasta muito tempo prospectando.

Vendas online: vantagens e desvantagens

Fazer vendas online é uma tendência que tem ganhado força nos últimos anos. Através das redes sociais e da internet os vendedores podem prospectar novos clientes de uma maneira prática e eficiente. E o melhor, sem precisar sair de casa.

Quem usa a internet, tem a vantagem de não perder muito tempo na prospecção e focar no que realmente importa: a venda. Mas, as vantagens não param por aí, veja abaixo mais benefícios que a venda pela internet oferece:

  • Possibilidade de trabalhar em casa;
  • Baixo custo de aquisição de clientes;
  • Atendimento ágil;
  • Contato mais próximo com os clientes;
  • Investimento inicial baixo;
  • Ferramentas de vendas práticas e fáceis de mensurar;
  • Aumento da produtividade;
  • Taxa de conversão de clientes alta

Mesmo com tantos benefícios, vender pela internet ainda tem as suas desvantagens, mas que podem ser superadas com técnicas simples.

  • Não há contato pessoal entre vendedor e cliente, mas isso pode ser amenizado através de chamadas telefônicas ou vídeo chamadas;
  • Conhecimento sobre marketing digital para prospectar os próprios leads. Para driblar isso, basta investir na compra de leads qualificadas na internet;

Como vender plano de saúde pela internet

Como pode perceber, existem mais prós do que contras em vender pela internet. Não é à toa, que esse método tem conquistado vendedores e corretores de plano de saúde, imobiliário e de outros segmentos.

Se você deseja fazer a transição da venda porta a porta para a online, separei algumas dicas que vão te ajudar a aumentar sua performance como corretor:

Prospecte com leads

Com leads de plano de saúde você consegue fazer uma prospecção de clientes na internet de uma maneira mais rápida e eficaz.

Isso acontece porque, você entra em contato direto com potenciais clientes na internet que desejam contratar os seus serviços ou produtos.

Se você tem um bom conhecimento sobre marketing digital pode gerar leads por conta própria na internet. Mas se você é iniciante, é interessante fazer a compra dessas indicações através de uma agência especializada.

Esteja presente nas redes sociais

Outra dica bacana para vender mais pela internet é usar o poder das redes sociais. Atualmente, milhões de clientes interessados acessam essas plataformas e buscam informações sobre novos serviços e produtos.

Para aproveitar esse cenário, comece criando o seu perfil profissional em redes como o Facebook, Linkedin e Instagram. Após isso, publique conteúdos relevantes sobre o plano de saúde e atraia uma rede de clientes pela internet.

Crie um site

Ter um site de vendas é uma excelente alternativa para captar clientes na internet e fazer vendas sem sair de casa. Essa página na web pode ser visualizada por potenciais clientes que estão procurando corretores de plano de saúde ou informações sobre como contratar o plano.

Para ter sucesso com essa estratégia, recomendo que você contrate um desenvolvedor profissional. Ele poderá criar um site fácil de usar e de acordo com os critérios de SEO do Google.

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Givanildo (Fundador da empresa LeadMark)

Sou Givanildo Albuquerque, Fundador da empresa LeadMark. Somos especializados em geração de leads de planos de saúde. Tenho paixão e conhecimento em todas as atividades de marketing de mídia social e otimização de mecanismos de pesquisa. Posso ajudar sua Corretora a chegar no topo das pesquisas do Google.