Descubra o que é lead e como prospectar clientes com essa estratégia

ApDescobrir o que é lead e os benefícios que a estratégia proporciona é crucial para qualquer negócio. Com ela, você conseguirá prospectar novos clientes, aumentar resultados e faturamento.

Para aproveitar todos os benefícios dos leads é importante saber o que é lead e como prospectá-los de maneira eficaz. E é justamente isso o que você irá aprender neste artigo. Vamos lá?

 

O que é lead?

O lead é um cliente potencial que demonstrou interesse em comprar um determinado produto ou serviço. Normalmente, ele fornece os seus dados preenchendo um formulário online para receber uma oferta, cotação ou material informativo.

Geralmente, a geração de leads é feita na internet através de estratégias de marketing digital. É possível prospectar potenciais clientes por meio de sites, redes sociais e outras plataformas digitais.

Após esse contato inicial, as informações dos leads são usadas pela equipe de vendas. Ela é a responsável por entrar em contato com o potencial cliente para prestar atendimento e fechar um negócio com o lead.

Resumindo, o que é um lead. É todo visitante que informe seus dados para obter uma informação ou material em troca.

 

Vantagens dos leads para negócios

Agora que você sabe o que é lead, precisa descobrir quais as vantagens de investir nesse tipo de estratégia.

O primeiro benefício que uma base de leads oferece é a formação de uma carteira de clientes qualificada. Isso mesmo, você tem acesso ao contato de pessoas que têm desejo de conhecer ou está decidida a comprar os seus serviços.

Com ela, as chances de fechar vendas lucrativas é mais alta, se comparada com abordar desconhecidos. Outro benefício de trabalhar com leads é a facilidade na prospecção de clientes.

Diferente dos métodos tradicionais, não é preciso fazer altos investimentos em geração de leads. Todo o processo de captação é realizado pela internet por recursos práticos e simples. As campanhas são direcionadas e os clientes certos são atraídos.

Por fim, outra vantagem é que eles permitem a criação de um relacionamento próximo com os clientes. Isso não poderia ser diferente, pois os contatos estão interessados em comprar o seu produto ou serviço. Assim, a comunicação é mais direta e aberta.

 

Como prospectar leads na internet?

Depois que você entende o que é lead e as oportunidades que ele oferece é provável usar várias estratégias para captar novos clientes. Existem várias práticas para você fazer isso e alavancar os resultados da sua empresa. Vamos apresentar algumas delas que são práticas e fáceis de usar na estratégia de marketing.

 

Blog

O blog é uma excelente ferramenta para atrair visitantes interessados no seu negócio e gerar leads. Isso acontece porque, nessa página da web você divulga conteúdos relevantes  e esclarecedores sobre o seu serviço.

Ao lerem esses artigos os clientes são estimulados a contratar o produto ou serviço que você vende. Afinal, você irá destacar os benefícios, métodos de contratar e soluções que ele oferece.

Para ter sucesso é importante trabalhar com estratégias de SEO. Assim, o seu blog é exibido nas primeiras pesquisas no Google e gerar mais tráfego orgânico para o blog.

Uma boa dica para estimular a captação de leads é oferecer materiais para downloads ou até mesmo um formulário, para que os clientes solicitem a cotação. Com essas estratégias você consegue aumentar a conversão e vendas do seu negócio.

 

Email Marketing

O e-mail marketing é outra ferramenta importante para gerar leads para a empresa. Através desse recurso você pode enviar e-mails para divulgar e informar sobre o lançamento de novos serviços e até ofertas para os clientes.

Como o e-mail é uma ferramenta direta, as chances dos leads lerem e comprarem são altas. Mas para ter um bom resultado é importante fazer testes com o conteúdo e formato de e-mail, para descobrir qual modelo converte mais.

Mas cuidado! Para usar essa estratégia é necessário ter bom senso, isso significa não lotar a caixa de entrada dos seus leads com informações sobre o produto. Nesse caso, eles irão sair da sua lista de contatos, ou pior, não querer mais negociar com você.

Aprenda aqui como criar um site e vender mais pela internet

Campanhas pagas

Criar campanhas pagas é uma maneira para atrair leads qualificados para o seu site. Isso não poderia ser diferente, pois as campanhas pagas são publicadas em sites e redes sociais que o seu público provavelmente utiliza.

Além disso, os anúncios podem ser segmentados para o perfil dos seus clientes. Na prática, eles irão aparecer apenas para pessoas com a faixa etária, localização e interesses relacionados aos seus clientes.

Hoje em dia, você cria campanhas patrocinadas em redes sociais como o Facebook, Instagram e o Google Ads. O alcance em todas essas plataformas é bastante alta, bem como as taxas de conversão e vendas.

Mas lembre-se, essas estratégias de marketing digital precisam ser testadas para analisar a aceitação ou não do público. Por isso, é comum fazer investimentos sem retorno nas primeiras tentativas.

 

Parcerias no marketing

Outra forma de gerar leads para um negócio é firmar parcerias com outras empresas ou influenciadores relacionados ao seu segmento. Com elas, o alcance do seu blog, e-mail marketing ou material rico alcançam mais potenciais clientes.

Para ter sucesso é importante estabelecer algumas regras com os parceiros. Dessa maneira, você evita dores de cabeça e garante que a divulgação dos seus materiais sejam eficientes. Algumas das regras que você deve estipular são:

 

  • Feche parcerias apenas com empresas e influenciadores relacionados ao seu negócio;
  • Faça um contrato com cláusulas claras sobre as responsabilidades de cada um na parceria;
  • Defina os canais onde será realizada a divulgação e se é preciso investir em campanhas pagas.

 

Os leads são ferramentas indispensáveis para prospectar clientes e alavancar o faturamento do seu negócio. Agora que você sabe o que é lead, seus benefícios e como gerá-los, o que acha de melhorar os resultados da sua empresa? Descubra aqui um novo método de prospectar clientes para o seu negócio como corretor de plano de saúde.

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Givanildo (Fundador da empresa LeadMark)

Sou Givanildo Albuquerque, Fundador da empresa LeadMark. Somos especializados em geração de leads de planos de saúde. Tenho paixão e conhecimento em todas as atividades de marketing de mídia social e otimização de mecanismos de pesquisa. Posso ajudar sua Corretora a chegar no topo das pesquisas do Google.

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