Comissão de vendas: o que é e como controlar o da sua equipe

Coordenar uma equipe de vendas não é uma tarefa simples para o gestor, pois exige muita disciplina, liderança e capacidade de tomar boas decisões. Uma estratégia usada para elevar o faturamento e a performance da equipe é oferecer comissão de vendas.

Mas para que uma comissão seja motivadora e realmente eficiente, é preciso conhecer bem essa estratégia, saber como calculá-la e gerenciar a equipe. Para que o financeiro da empresa não seja prejudicado.

Apesar de parecer ser uma decisão difícil, estabelecer a comissão de vendas não é uma tarefa complicada. Para demonstrar isso, aprenda neste artigo algumas dicas de como aplicar e gerenciar as comissões.

O que é a comissão de vendas?

A comissão de vendas é uma gratificação oferecida ao vendedor que cumpriu uma meta ou excedeu as expectativas da empresa. Esse tipo de pagamento é comum em empresas do varejo, corretoras de imóveis e de planos de saúde.

Na prática, não existe uma regra única para calcular a comissão. Pelo contrário, o gestor deve analisar a realidade financeira e optar pela porcentagem ou método ideal para sua empresa.Os métodos mais comuns de comissão de vendas do mercado, são:

 

  • Porcentagem com base no valor da venda;
  • Porcentagem com base nas vendas da equipe, setor ou período;
  • Valor fixo de acordo com a produção.

Passo a passo: como calcular a comissão de vendas

Como você aprendeu, existem vários métodos para estimular a comissão dos vendedores. Vamos explicar abaixo, o passo a passo de como calcular a comissão de vendas com base em percentual fixo. Vamos lá?

 

  • Passo 1 : Estipule uma porcentagem fixa para cada venda realizada;
  • Passo 2: Estabeleça o período válido de vendas para a comissão;
  • Passo 3: Some as vendas efetuadas pelos vendedores;
  • Passo 4: Aplique a porcentagem em cima dos valores;
  • Passo 5: Informe o valor da comissão para o setor contábil;

Como controlar a comissão dos vendedores

Controlar a comissão de vendas de uma equipe grande não é uma tarefa fácil! Para ajudar os gestores nessa missão, existem algumas ferramentas e aplicativos que facilitam esse trabalho, confira aqui:

Planilhas automáticas

O Excel é um dos recursos queridinhos para controlar e calcular a comissão. Normalmente, os gestores criam tabelas de comissão de vendas para acompanhar o desempenho de cada profissional.

Essas planilhas possuem fórmulas que ajudam a automatizar e controlar os valores obtidos de cada vendedor. Elas garantem fácil acesso para obter essas informações.

Existem vários modelos de planilhas para comissão, gratuitas ou pagas, na internet. Também há a possibilidade de personalizá-las de acordo com os dados da sua empresa. Mas, isso exige que você tenha um conhecimento prévio sobre o Excel.

Sistema de Gestão

Outra ferramenta que facilita o cálculo das comissões é o sistema de gestão. Essa plataforma, geralmente, é integrada com o setor de vendas da empresa. Por isso, exporta a quantia de vendas feitas por cada profissional em tempo real.

Os cálculos são realizados de maneira automática. Além disso, são gerados relatórios de vendas em tempo real. Uma excelente ferramenta, para acompanhar cada profissional e estimulá-los a efetuar mais vendas para alcançar a venda.

Aplicativos de comissão de vendas

Também existem aplicativos específicos para calcular a comissão de vendas, como por exemplo, o iZetlle. Ele é uma opção gratuita e composto por funcionalidades simples, sendo ideal para vendedores autônomos ou pequenas corretoras.

Na medida em que são inseridas informações de vendas, o aplicativo alimenta um relatório com dados sobre:

  • Quantidade de vendas feitas por cada vendedor;
  • Valores;
  • Metas.

Veja aqui outras dicas de aplicativos para corretor de plano de saúde

Dicas para organizar a comissão de vendas

Agora que você sabe o que é e como calcular a comissão de vendas, é importante descobrir como gerenciá-las. Confira abaixo as nossas dicas especiais:

Veja se as metas são justas e desafiadoras

Não adianta oferecer uma excelente comissão de vendas, se as metas são impossíveis de serem atingidas, certo? Por isso, na hora de definir a comissão certifique-se que a quantidade de vendas é realmente atingível. Uma boa dica é usar a LeadMark para distribuir leads de planos de saúde para a equipe de corretores ou vendedores autônomos.

Dê feedbacks frequentes

Outra técnica para estimular os vendedores a alcançarem as metas é oferecer feedbacks frequentes. Uma vez por semana ou por mês, reúna-se com cada um dos seus vendedores e explique como está o desempenho dele e o que vocês podem fazer para melhorar os resultados.

Dessa maneira, os vendedores irão se sentir mais motivados a bater as metas e alcançar a comissão de vendas. Para obter esses resultados, vale a pena checar a planilha, sistema ou aplicativo de vendas.

Valorize o desempenho dos vendedores

Apesar da comissão de vendas ser um gratificação pelo desempenho dos vendedores, é interessante usar outras técnicas para valorizar o trabalho.

Pesquisas revelam, que incentivos não financeiros conseguem aumentar a motivação dos funcionários. Alguns desses incentivos incluem:

  • Reconhecimento como melhor vendedor do mês;
  • Elogios durante as reuniões;
  • Promoções de cargos.

Dessa maneira, os colaboradores irão se sentir mais motivados, pois percebem que o seu trabalho é importante e valorizado pela empresa.

 

Incentive o trabalho em equipe

É comum que os vendedores que recebem comissões foquem em bater as suas próprias metas. No entanto, esse foco individualista pode prejudicar o clima organizacional e trabalho em equipe dentro da empresa.

Por isso, uma parte importante do gerenciamento de comissões de vendas é incentivar a equipe. Para tanto, faça comemorações quando um dos vendedores atingirem a meta de vendas. Outra dica legal é criar metas para sua equipe, assim todos se motivam.

 

Como pode perceber, a comissão de vendas é uma estratégia para aumentar o faturamento da empresa. Isso acontece porque, ela consegue estimular os vendedores a superarem os seus limites para alcançar novas metas de vendas.

Para ter sucesso, coloque em prática as nossas dicas de como calcular a comissão e avalie a situação financeira da empresa. Além disso, estimule os vendedores a alcançarem as vendas através da motivação e incentivos interessantes.

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Givanildo (Fundador da empresa LeadMark)

Sou Givanildo Albuquerque, Fundador da empresa LeadMark. Somos especializados em geração de leads de planos de saúde. Tenho paixão e conhecimento em todas as atividades de marketing de mídia social e otimização de mecanismos de pesquisa. Posso ajudar sua Corretora a chegar no topo das pesquisas do Google.