Corretor plano de saúde: evite esses erros e consiga vender mais

Ser um corretor plano de saúde de sucesso exige muito mais do que apenas oferecer esse tipo de serviço. Além de conhecer a fundo a sua área de atuação, identificar os concorrentes e ter uma atitude positiva é preciso evitar alguns erros fatais.

Saber identificar onde estão as suas falhas e corrigi-las a tempo pode levá-lo diretamente para o caminho do sucesso. Caso contrário, dificilmente você será capaz de aumentar as vendas e ser reconhecido como um corretor de êxito.

Mas quais são esses erros e como evitá-los? É o que você irá descobrir logo abaixo, confira:

 

 

Encarar a carreira de corretor plano de saúde como algo passageiro

Encarar a sua carreira de corretor plano de saúde como algo passageiro ou sem importância, é o maior erro que você pode cometer. Afinal, ao adotar essa mentalidade não se sentirá motivado a prospectar clientes, ou pior, oferecer um atendimento de baixa qualidade.

Para conseguir vender mais e ser bem-sucedido como corretor, é necessário levar essa profissão a sério. Então, assim como qualquer outra profissão, você deve se capacitar constantemente e manter-se bem atualizado sobre as tendências e o mercado de plano de saúde.

Lembre-se, que na maioria dos casos os vendedores conseguem ter remunerações mais elevadas, quando comparadas às outras profissões. Mas para alcançar esse objetivo é preciso ter dedicação com a carreira.

 

Vender plano de saúde sem conhecer seus benefícios

Não conhecer a operadora e os benefícios do plano de saúde que você representa, é outro erro que está atrapalhando as suas vendas. Isso porque, não há nada pior do que demonstrar insegurança ao cliente, quando ele tem uma dúvida sobre o serviço.

Após essa situação, as chances do cliente desejar fechar negócio com você reduz drasticamente. Mas isso não é tudo, por não conhecer bem os benefícios do plano que representa, você ainda pode perder oportunidades incríveis de negócios.

A solução para evitar isso é bastante simples: estude o seu plano de saúde. O ideal é conhecer não apenas as características do serviço, mas também os benefícios que ele pode proporcionar ao cliente. Uma dica é escrever esses elementos e utilizá-los durante a sua abordagem de vendas.

 

Não ter metas definidas para a carreira como corretor plano saúde

Quando um corretor plano saúde não estipula metas de curto, médio e longo prazo, corre o risco de estagnar na carreira e ser apenas mais um no mercado. Por outro lado, aqueles que sabem exatamente o que desejam alcançar e como fazer isso, são bem sucedidos.

O principal motivo é que por ter metas claras, eles conseguem trabalhar de maneira focada e buscam soluções efetivas para tornar seus objetivos em realidade. Não é a toa, que os melhores corretores de planos de saúde são aqueles que têm um alto faturamento.

 

Não vender o que o cliente precisa

Outro erro cometido por corretores é não vender o que o cliente realmente precisa. Isso acontece quando durante a venda, o profissional oferece qualquer plano de saúde com o objetivo de atingir a sua cota ou ganhar uma comissão maior, colocando as necessidades do cliente em segundo plano.

O que eles não sabem é que essa atitude pode ser vantajosa apenas no curto prazo. Pois, apesar do cliente contratar o plano, ele provavelmente irá ficar insatisfeito com um serviço que não soluciona os seus problemas. Então, dificilmente pensará em te contratar no futuro ou indicar para algum amigo.

Por outro lado, quando você coloca as necessidades do cliente em primeiro lugar. Assim, consegue deixá-lo mais satisfeito e passa a ser visto como um parceiro e não apenas como um corretor de plano de saúde.

 

Usar apenas uma estratégia de vendas

É comum encontrarmos corretores de plano de saúde, que usam apenas uma única técnica de vendas para todos os clientes. São justamente esses que reclamam constantemente por não conseguirem vender e afirmam que ninguém quer contratar planos de saúde.

Nesses casos, o problema está na abordagem que você adota para vender o plano de saúde. Afinal, para ter sucesso é preciso usar técnicas personalizadas e de acordo com as necessidades de cada cliente.

Além disso, é crucial manter-se atualizado sobre as novas tendências de como vender plano de saúde do mercado. Uma delas é a aquisição de leads qualificados, em empresas como a LeadMark.

Com essa estratégia moderna, é possível ter acesso a informações exclusivas de potenciais clientes que desejam contratar o plano de saúde que você comercializa.

 

Não se preparar para a venda como corretor plano de saúde

Outro erro fatal de qualquer corretor plano de saúde é não se preparar para a venda, ou seja, não dedicar um tempo para estudar o perfil e as necessidades dos seus clientes e não conhecer bem o seu mercado.

Sem esse tipo de informação, é provável que você não consiga oferecer o serviço certo para o cliente e perder valiosas oportunidades de negócios. Isso prejudica as suas chances de aumentar as vendas e de se consolidar como vendedor de sucesso.

Para não cometer esse erro, recomenda-se a estruturação de um script com todas as informações que podem estimular o interesse do seu cliente. Essa ferramenta poderá guiá-lo durante todo o processo de negociação.

Para te ajudar a melhorar sua carreira como corretor leia este Guia completo de como vender um plano de saúde e aprenda dicas infalíveis de vendas.

Ter medo das objeções do cliente

Quando o corretor plano de saúde tem medo das objeções que o cliente pode apresentar, ele cria uma barreira intransponível no processo de venda. Isso porque, ele se sentirá incapaz de argumentar ou sequer oferecer os serviços do plano.

Para evitar que isso aconteça, tenha em mente que o cliente sempre terá alguma desculpa para não contratar o plano. Ela pode ser verdade ou não, mas cabe a você utilizar estratégias e argumentos para driblar as objeções apresentadas.

Então, lembre-se: você é o especialista. Adote essa postura e não se deixe convencer desde o início. Analise bem os argumentos apresentados pelo cliente em potencial e aproveite qualquer oportunidade de venda.

Quer aprender como negociar melhor? Então clique aqui para conhecer 5 técnicas de negociação que todo vendedor deve conhecer.

Desanimar ao receber os primeiros ‘nãos’

Desanimar após receber os primeiros ‘nãos’ é um dos maiores erros que um corretor pode cometer. Ver a sua proposta de venda ser negada pelo cliente é algo que acontece até mesmo com os corretores experientes.

Ainda mais porque um ‘não’ inicial não significa, necessariamente, que o cliente nunca irá contratar os serviços oferecidos por você. Muitas vezes, aquele não é o momento mais oportuno ou ele pode estar esperando algo acontecer para contratar um plano.

Cabe ao corretor mostrar que está disponível sempre que o cliente em potencial desejar optar por esse serviço. Isso pode ser feito pelo envio regular de conteúdos ou até mesmo pelo contato frequente com o cliente.

 

Percebeu que está cometendo algum dos erros apresentados no artigo? Então, não perca mais tempo e corrija-os o quanto antes. Dessa forma, você poderá impulsionar as suas vendas e se tornar um corretor plano de saúde diferenciado no mercado.

 

 

Corretor plano de saúde lidando com objeções

corretor plano de saúde

 

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Givanildo (Fundador da empresa LeadMark)

Sou Givanildo Albuquerque, Fundador da empresa LeadMark. Somos especializados em geração de leads de planos de saúde. Tenho paixão e conhecimento em todas as atividades de marketing de mídia social e otimização de mecanismos de pesquisa. Posso ajudar sua Corretora a chegar no topo das pesquisas do Google.

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